Você já conhece o DIY? Em inglês, Do It Yourself, é o Faça Você Mesmo. Uma ideia que já existe, porém, está se tornando cada vez mais divulgada e compartilhada, com vídeos e tutoriais de ajuda. Cada vez mais pessoas estão experimentando e gostando muito dessa ideia. Nunca foi tão fácil e divertido fazer algo com suas próprias mãos.
Qual o maior objetivo do DIY? Fazer manualmente algo que você gastaria muito para ter, ou usar o que você já tem para transformar em algo novo ou diferente. Temos muitas opções: móveis, decoração, roupas, acessórios, utilidades, etc. Você pode comprar materiais com baixo custo e criar novos objetos ou simplesmente transformar objetos sem utilidade em algo funcional e atraente.
Selecionamos algumas dicas de projetos DIY para você desenvolver em sua casa:
1 – Quadros nas paredes.
Sabe aquela foto antiga dos seus pais, do seu casamento ou dos filhos (suas fases de desenvolvimento)? Você pode transformar em quadros lindos e decorar as paredes. Ou se preferir, temos uma gama enorme de imagens bacanas na internet, de uso livre, basta escolher, baixar, imprimir, emoldurar e pronto!




2 – Escada que vira guarda-roupas.
Já pensou em estilizar seu guarda-roupas, com pouco espaço e muita criatividade? A opção é fazer uma arara muito descolada usando uma escada. Um projeto fácil, barato e útil.
Basta reciclar uma escada comum de madeira, utilizando lixas, tinta verniz fosca à base de água, furadeira e parafusos. Primeiramente lixe toda a escada, depois pinte com sua cor favorita. Afixe-a na parede com um furo único para cada degrau, em diferentes posições, podendo fazer mais do que um. A ideia é que os cabides permaneçam pendurados. Prenda os suportes na parede com buchas e parafusos, dependendo do tipo de alvenaria, o tamanho da dimensão e do peso que suporta. Escolha o lugar na parede, faça os furos, insira as buchas, anexe os suportes com os parafusos e coloque a escada sobre os suportes. Pronto! Seu novo “guarda-roupa”!


3 – Criado mudo de blocos de concreto.
Sabe aqueles blocos de concreto, que você vê em obras, e não dá nada por eles? Pois bem, com criatividade e pouco trabalho, você pode ter um estiloso criado mudo. Para este projeto você precisa apenas empilhar os blocos de modo que fiquem numa posição fixa e criar seu próprio estilo. Os blocos dão um toque rústico na decoração e servem tanto como apoio, quanto para guardar livros, plantas, arranjos, etc.


4 – Parede de lousa.
Tendência e inovação traduzem as paredes de lousa! Fácil, prático e ideal para quem gosta de mudanças constantes, isso porque você pode desenhar, escrever e apagar quantas vezes quiser. Para fazer essa parede você precisa de uma tinta fosca, preferencialmente preta, mas se preferir, pode usar outra cor e um kit de pintura básico. Escolha o local que será pintado, demarque um quadrado, retângulo, ou qualquer forma que preferir, proteja o piso e o limite da área que receberá a tinta; aplique a tinta com ajuda de um rolinho, após a secagem da primeira demão, reaplicar a tinta para uniformizar a cor, deixar secar bem e então abusar da criatividade nos desenhos, frases, e tudo que quiser.




Solte sua imaginação, se divirta e crie ambientes acolhedores, práticos e descolados!